Dicas de Viagem

Dicas de Viagem!

DOCUMENTOS DE VIAGEM

Para viagens dentro do Brasil são validos documentos emitidos pela secretaria de segurança publica, entidades de classe ou carteira de motorista.

Para viagens a países limítrofes e Chile os únicos documentos validos são RG emitido pela Secretaria de Segurança Publica ou passaporte, nenhum outro documento como carteiras de associações de classe ou carteira de motoristas são aceitos pelos países visitados

Já para viagens intercontinentais (países não limítrofes), o único documento aceito é o passaporte, com validade mínima de 6 meses antes de data de expiração.

EMBARQUE DE MENORES DE IDADE

O novo passaporte (azul) não contempla filiação, motivo pelo qual é necessário apresentar a certidão de nascimento da criança no ato do embarque.

Para menores desacompanhados dos pais (ou de um deles) em viagem ao exterior, será necessário apresentar declaração do pai ausente devidamente registrada no juizado de menores.

BAGAGEM VÔOS DOMESTICOS:

A Franquia de bagagem para vôos dentro do Brasil e Regionais (Países limítrofes) é de 23 Kg.

Para vôos intercontinentais a franquia é 32 kg por volume, num Maximo de 2, mas atenção! Nos vôos internos na maioria dos países o limite permitido é de 20 kg apenas, por tanto se sair do Brasil num vôo intercontinental e depois pegar um vôo interno em algum país ou continente, haverá um excesso, por isso para evitar gastos desnecessários evite viajar com vários pares de sapatos e roupas que não farão falta..

Verifique as temperaturas medias dos locais e período visitado para escolher o guarda roupas apropriado para a sua viagem.

MEDICAMENTOS

Nunca despache seus medicamentos de uso habitual na mala, a mesma pode se extraviar e remédios no exterior não podem ser comprados sem receita médica.

Leve-os sempre consigo na bagagem de mão.

SEGURO DE VIAGEM

A Europa exige a obrigatoriedade de um seguro de assistência médica com cobertura de mínima de 30.000 euros, outros países não obrigam, porem recomendamos sempre levar um

Seguro, pois os mesmos proporcionam também assistência legal e de bagagem extraviada, alem da tranquilidade em caso de doenças ou acidentes.

 

COMPRAS EM OUTROS PAISES

 

Certifique-se antes de viajar se os sistemas do país visitados são compatíveis com os utilizados no Brasil para aparelhos eletrônicos e de telefonia, as vezes a vantagem econômica pode se converter numa armadilha pois os aparelhos adquiridos podem não funcionar no nosso país.

 

Faça sempre um apanhado de preços antes de viajar, dos produtos que deseja adquirir no exterior, as vezes a economia pode ser mínima e as vantagens de Garantia do produto e a facilidade no pagamento pode ser melhor no Brasil que no exterior.

 

 

 

LIGAÇOES DE CELULAR

 

Verifique junto a sua operadora de celular os custos de ligação (para receber e para efetuar ligações) as vezes é mais vantagem utilizar os serviços de telefonia local ou bem comprar cartões de ligações dos países visitados do que utilizar o serviço do seu aparelho brasileiro, e se o seu celular recebe muitas ligações, preste muita atenção pois as ligações recebidas também são pagas pelo proprietário da linha telefônica ao qual esta sendo chamado.

 

 

 

REFEIÇÕES

 

Os restaurantes da grande maioria dos países da Europa oferecem menus turísticos com entradas, prato principal e café ou sobremesa, nem sempre a escolha do mais barato será uma verdadeira relação custo/beneficio mas são excelentes opções para se comer bem a preços accessíveis.

 

Nos Estados Unidos em geral o café da manhã não está incluso nas diárias como no Brasil e o custo do mesmo nos hotéis é elevado, sugerimos tomar essa refeição em lanchonetes ou restaurantes fora dos hotéis.

 

 

 

 

FOTOCOPIAS DE DOCUMENTOS

 

Deixe sempre em casa uma fotocopia do seu passaporte e dos cartões de credito, poderão ser muito uteis em caso de perda ou roubo desses documentos pois facilitará o cancelamento e a reemissão do seu documento de viagem em algum consulado no exterior.

 

 

 

JOIAS E OBJETOS DE ESTIMAÇAO

 

Não carregue para sua viagem jóias caras ou objetos de valor sentimental, poderão ser extraviados ou esquecidos em hotéis, navios ou trens.

 

Lembre também a recomendação de segurança internacional que não permite carregar líquidos como perfumes importados nas bagagens de mão, os quais serão perdidos no ato de passar pelas portas magnéticas dos portos e aeroportos.

 

 

 

CALÇADOS

 

Não viaje com sapatos ou tênis recém comprados para destinos aonde será necessário andar muito como grandes cidades ou viagens de aventura, os mesmos poderão incomodar por não estarem adaptados aos seus pés.

 

Também considere o fato de fazer as unhas do pé nas vésperas da viagem, poderão ocorrer pequenos cortes na cutícula que incomodarão muito ao andar.

R. Amazonas, 1032 - Pituba, BA, 41830-380 - Salvador - BA | Tel.: (71) 3355-8700